terça-feira, 12 de junho de 2018

A Respiração


Estar bem preparado fisicamente é fundamental para qualquer praticante de artes marciais.
Para a aplicação correta de uma técnica é muito importante manter uma boa postura, uso correta da força, noção de distância, uma boa velocidade entre outros .
Mas além de todos esses fatores a respiração correta e o entendimento correto do ato de respirar durante a aplicação de uma técnica faz toda a diferença para o praticante.
         
 Respirar é uma função essencial para a nossa sobrevivência, nas artes marciais e modalidades de combates ela vem antes da estratégia ,da aplicação de qualquer técnica;respirar corretamente fará a diferença no treino e no combate.
No Karate o controle da respiração  e do ritmo dela  através da inspiração nasal e expiração bucal é  chamada de kokyu.
  A medida que o treino ou um combate  vai se desenvolvendo ,o cansaço começa a tomar conta ,o fôlego acaba mais rápido e até mesmo o raciocínio se torna mais lento.por isso respirar corretamente e de suma importância

Inspirar pelo nariz e expirar pela boca controlando o ritmo de forma suave e constante,mesmo que esteja utilizando de movimentos rápidos ,ou aplicando força em uma determinada técnica ou uma saída explosiva em uma tomada de esquiva ;o Karate é uma arte marcial que possui ataques em velocidade,fortes e explosivos além dos treinos de Kihon,Kata e Kumite      que exigem o maximo do praticante por isso respirar corretamente é muito importante.

Em nossa rotina de treino iniciamos uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto além  de uma sequencia de treinos que  força a nossa respiração para  assim observarmos as diferenças entre respirar de forma correta e incorreta .
Iniciamos com um trabalho de aquecimento mais intenso na intenção de causar a fadiga para que nas próximas etapas de treino nas praticas dos tradicionais Kihon, Kata(Forma) e Kumite(Combate)procurar fazer observações sobre o controle da respiração.

Durante a pratica do Kihon utilizando os fundamentos do KoKyu ,fizemos treinamento de Técnicas de soco,chutes e defesas de forma mais lenta procurando encaixar a respiração correta em cada processo da técnica.
Na pratica do Kata fizemos da mesma forma procurando aplicar o que foi entendido durante o kihon porem respeitando o tempo de execução do kata ,assim como a forma correta de aplicar a técnica bem como sua potência(Kime)


Nas praticas de Kumite antes de partir para  o combate propriamente dito fizemos os tradicionais treinos de Kihon-Ipon(treino combinado) também buscando aplicar corretamente a respiração e as técnicas de forma precisa .

Nakayama M.(pg17, 1978)Fala da importância de conhecer profundamente cada uma das técnicas por meio do treinamento correto e, ao mesmo tempo,dominar Maai(distancia),Kokyu(respiração),Tai-Sabaki(controle dos movimentos ) e assim por diante.



REFERENCIA:

Nakayama .M o melhor do Karate Vol.3 Pg17,84,132
sociedade Brasileira de Bugei
Associação Mariacaense de Karate-Do
www.expertboxing.com.br/tecnicas-do-boxe/tecnicas-de-respiracao-para-lutas