sexta-feira, 8 de março de 2019

Seminário de Kumite

No dia 17 de Março de 2019 a partir das 09:00 da manhã, será realizado o Seminário de Karatê organizado pelo grande Sensei Cláudio Chedid com foco em Kumite.
Está é uma grande oportunidade de apliar os conhecimentos então não fique de fora participe.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Bases Firmes Técnicas Eficientes


Nas artes marciais  um golpe forte ,uma defesa firme e precisa ou uma esquiva rápida, dependem muito da postura correta do praticante para que ele tenha o equilíbrio e a estabilidade necessária para que a técnica seja eficaz.

Neste ponto o treino das Bases ou o correto posicionamento da parte inferior do corpo no Karatê chamamos de Tachikata. É muito importante treinar e entender os funcionamento correto de cada postura pois;são elas que nos darão valências como Forço,equilíbrio,suavidade e Velocidade.

Treinar para ter uma base forte e estável e ter um controle total sobre a mobilidade é fundamental para qualquer lutador.

SEGUNDO NAKAYAMA :”Pés ,pernas,troncos e as mãos devem ser controlados individualmente,mas ao mesmo tempo trabalhar como uma unidade” .

Compreender o corpo é muito importante para que possa tirar proveito de todo o potencial que ele possui na hora do treino ou da luta.

Uma postura incorreta ira promover técnicas fracas e ineficazes pois esta postura incorreta ira utilizar músculos desnecessários para a ação impedindo que estes movimentos sejam por exemplo mais potentes ou explosivos.

NAKAYAMA TAMBEM DIZ QUE:”È importante também que os músculos necessários para executar uma técnica especifica responda totalmente,ao mesmo tempo que os que não trabalham devem permanecer relaxados.

Ter um conhecimento completo sobre a base que esta usando ,mesmo os praticantes iniciantes devem treinar de forma a desenvolver por completo a mobilidade sobra a suas bases,para isto no Karatê existem os treinos de Kihon e Kata.



Vídeo:Kanazawa Sensei explicando sobre as bases no Karatê.

As bases no Karatê possuem formas completamente diferentes umas das outras,para que seja mais fácil a identificação durante o treino e porque cada uma tem uma finalidade especial quando utilizadas nos treinos ou combates ,deve se ter muita atenção quanto ao formato de cada uma,distribuição de peso entre as pernas e posição do centro de gravidade.
Treinar para fortalecer as técnicas e deixá -las eficientes é muito importante mas as bases também precisam ser fortalecidas
Treinos específicos para fortalecer cada base é suas particularidades.
Treinar as particularidades faz toda a diferença no contexto geral.



sábado, 25 de agosto de 2018

Fundamentos

Nos treinos de Karatê procuramos entender a função de cada parte envolvida na aplicação de uma  técnica seja de ataque ou defesa ,este entendimento da ao praticante a capacidade de tornar o golpe muito mais eficiente.
Estamos treinando a aplicação das técnicas de varias formas,procurando entender o funcionamento do golpe desde seu inicio ate o ponto final ou ponto de impacto,dividindo este treinamento por partes:
Entender o trabalho dos pés (Tachikata) e o trabalho do tronco e membros superiores (KamaeKata),entendendo os fatores que geram força na aplicação do golpe em especial o giro de quadril,procurando aplicar a força do giro de forma correta e com precisão.
O giro de quadril pode ser entendido de duas formas :Rotação regular(Jun Kaiten)ou rotação inversa (Gyaku Kaiten).
Na rotação regular o quadril gira no sentido da aplicação da técnica como exemplo o Soco direto (Oi-Tzuki)
Na rotação inversa o quadril gira no sentido contrario a aplicação da técnica como exemplo a defesa com a mão em espada(Shuto-Uke).
A pratica constante da técnica aliada a compreensão do seus fundamentos faz com que ela seja mais eficiente e precisa.
É muito importante também botar em pratica o uso destes conhecimentos nas praticas tradicionais de Kata,Kihon e Kumite,buscando aplicar a técnica de forma mais natural e precisa. Oss








Referência:

M.Nakayama Vol.2 (Fundamentos).

Apostila de Karate Kenyu Ryu 1995(Akio Yokoyama)



terça-feira, 14 de agosto de 2018

Copa CAIC de Karatê 2018


Nos dias 22 e 23 de Setembro ira acontecer aqui em Sete Lagoas a  XXI Copa CAIC de Karate 
O evento é uma realização da Prefeitura de Sete Lagoas e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer .
A organização e feita pela FMK Federação Mineira de Karate juntamente com o CAIC 
O idealizador do evento e o Sensei Valdemar Pereira.
O evento acontecera no Ginásio Vinicios Dias Avelar no endereço : Avenida Sérvulo Soalheiro,2420-B.Aeroporto.







Contato:Sensei Valdemar Pereira (31)99776-6488

terça-feira, 12 de junho de 2018

A Respiração


Estar bem preparado fisicamente é fundamental para qualquer praticante de artes marciais.
Para a aplicação correta de uma técnica é muito importante manter uma boa postura, uso correta da força, noção de distância, uma boa velocidade entre outros .
Mas além de todos esses fatores a respiração correta e o entendimento correto do ato de respirar durante a aplicação de uma técnica faz toda a diferença para o praticante.
         
 Respirar é uma função essencial para a nossa sobrevivência, nas artes marciais e modalidades de combates ela vem antes da estratégia ,da aplicação de qualquer técnica;respirar corretamente fará a diferença no treino e no combate.
No Karate o controle da respiração  e do ritmo dela  através da inspiração nasal e expiração bucal é  chamada de kokyu.
  A medida que o treino ou um combate  vai se desenvolvendo ,o cansaço começa a tomar conta ,o fôlego acaba mais rápido e até mesmo o raciocínio se torna mais lento.por isso respirar corretamente e de suma importância

Inspirar pelo nariz e expirar pela boca controlando o ritmo de forma suave e constante,mesmo que esteja utilizando de movimentos rápidos ,ou aplicando força em uma determinada técnica ou uma saída explosiva em uma tomada de esquiva ;o Karate é uma arte marcial que possui ataques em velocidade,fortes e explosivos além dos treinos de Kihon,Kata e Kumite      que exigem o maximo do praticante por isso respirar corretamente é muito importante.

Em nossa rotina de treino iniciamos uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto além  de uma sequencia de treinos que  força a nossa respiração para  assim observarmos as diferenças entre respirar de forma correta e incorreta .
Iniciamos com um trabalho de aquecimento mais intenso na intenção de causar a fadiga para que nas próximas etapas de treino nas praticas dos tradicionais Kihon, Kata(Forma) e Kumite(Combate)procurar fazer observações sobre o controle da respiração.

Durante a pratica do Kihon utilizando os fundamentos do KoKyu ,fizemos treinamento de Técnicas de soco,chutes e defesas de forma mais lenta procurando encaixar a respiração correta em cada processo da técnica.
Na pratica do Kata fizemos da mesma forma procurando aplicar o que foi entendido durante o kihon porem respeitando o tempo de execução do kata ,assim como a forma correta de aplicar a técnica bem como sua potência(Kime)


Nas praticas de Kumite antes de partir para  o combate propriamente dito fizemos os tradicionais treinos de Kihon-Ipon(treino combinado) também buscando aplicar corretamente a respiração e as técnicas de forma precisa .

Nakayama M.(pg17, 1978)Fala da importância de conhecer profundamente cada uma das técnicas por meio do treinamento correto e, ao mesmo tempo,dominar Maai(distancia),Kokyu(respiração),Tai-Sabaki(controle dos movimentos ) e assim por diante.



REFERENCIA:

Nakayama .M o melhor do Karate Vol.3 Pg17,84,132
sociedade Brasileira de Bugei
Associação Mariacaense de Karate-Do
www.expertboxing.com.br/tecnicas-do-boxe/tecnicas-de-respiracao-para-lutas

segunda-feira, 26 de março de 2018

Estudo do Combate



               Em nossa rotina de treinos seguindo a metodologia do Karate-Do buscamos colocar em pratica tudo o que é aprendido nas rotinas de Kihon(treinamento básico) e Kata(Formas), de maneira que possamos utilizar esse conhecimento no Kumite(Combate).
                 A postura,o controle da respiração,o uso correto da velocidade e da distancia são primordiais para o sucesso em combate.
                Mas para isso é necessário muito treino para que cada movimento aconteça de forma natural.

  ''Quando o oponente se aproximar,observe sua posição e ataque vigorosamente"
                                                                                                          Miyamoto Musashi.

             Como pode ser observado na citação acima o grande Samurai do passado Miyamoto Musashi já observava a importância do uso correto da distancia para que uma técnica seja eficiente.

             No Karate, as praticas constantes de treinamento de Jiyu-ippon (treinamento dois a dois) , eleva o nível do praticante e facilita para que ele possa utilizar  as técnicas de maneira mais rápida e eficiente em pratica numa situação de combate.





                                                Contole da Distancia(Maai) é fundamental 


                                    A postura(bases) devem ser levadas em consideração para uma aplicação de um técnica forte e eficiente.
                                  Entender o funcionamento de cada técnica e se atentar a cada detalhe faz toda a diferença



Estudo do Combate




Referencia:


Nakayama .M.(vol 3 -Kumite 1 -1972 pg17)

Yokoyama .A(Apostila de estudo -Maai- kenyu-kay 1995 pg1)








quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Treinos Diários

Na busca pelo aperfeiçoamento das técnicas ,onde o objetivo e a execução com o máximo de precisão e eficiência é preciso muito treino,dedicação constante e se atentar a cada detalhe.

Seguindo os fundamentos de ensino do Karatê-Do ,KIHON,KATA e KUMITE estamos seguindo uma rotina de treinos onde o objetivo e a aplicação correta da técnica seja ela um  Soco ou um Chute onde cada praticante vai tirar o máximo de eficiência possível de sua técnica,de maneira que este movimento ocorra de forma natural.

O objetivo é o entendimento correto do padrão de movimento da técnica desde seu ponto de partida até seu ponto de impacto (o alvo) aplicando a técnica com o devido KIME (Força)

Entender as possibilidades de movimentação do corpo voltados para a arte marcial é fundamental para tirar todo o potencial de uma técnica

As armas e técnicas de karatê  são as várias partes do corpo humano. Toda parte que possa ser eficaz na defesa ou ataque é usada. .O treinamento sistemático é a única maneira de desenvolver as armas que estarão preparadas para serem usadas a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer situação. É muito importante que o treinamento de cada parte do corpo seja constante e metódico. Apenas o treinamento intensivo não basta para transformar as partes do corpo em poderosas armas. (M.Nakayama 1977 ).




























Referencia:

O melhor do Karate vol 1(M.Nakayama )