sábado, 25 de agosto de 2018

Fundamentos

Nos treinos de Karatê procuramos entender a função de cada parte envolvida na aplicação de uma  técnica seja de ataque ou defesa ,este entendimento da ao praticante a capacidade de tornar o golpe muito mais eficiente.
Estamos treinando a aplicação das técnicas de varias formas,procurando entender o funcionamento do golpe desde seu inicio ate o ponto final ou ponto de impacto,dividindo este treinamento por partes:
Entender o trabalho dos pés (Tachikata) e o trabalho do tronco e membros superiores (KamaeKata),entendendo os fatores que geram força na aplicação do golpe em especial o giro de quadril,procurando aplicar a força do giro de forma correta e com precisão.
O giro de quadril pode ser entendido de duas formas :Rotação regular(Jun Kaiten)ou rotação inversa (Gyaku Kaiten).
Na rotação regular o quadril gira no sentido da aplicação da técnica como exemplo o Soco direto (Oi-Tzuki)
Na rotação inversa o quadril gira no sentido contrario a aplicação da técnica como exemplo a defesa com a mão em espada(Shuto-Uke).
A pratica constante da técnica aliada a compreensão do seus fundamentos faz com que ela seja mais eficiente e precisa.
É muito importante também botar em pratica o uso destes conhecimentos nas praticas tradicionais de Kata,Kihon e Kumite,buscando aplicar a técnica de forma mais natural e precisa. Oss








Referência:

M.Nakayama Vol.2 (Fundamentos).

Apostila de Karate Kenyu Ryu 1995(Akio Yokoyama)



terça-feira, 14 de agosto de 2018

Copa CAIC de Karatê 2018


Nos dias 22 e 23 de Setembro ira acontecer aqui em Sete Lagoas a  XXI Copa CAIC de Karate 
O evento é uma realização da Prefeitura de Sete Lagoas e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer .
A organização e feita pela FMK Federação Mineira de Karate juntamente com o CAIC 
O idealizador do evento e o Sensei Valdemar Pereira.
O evento acontecera no Ginásio Vinicios Dias Avelar no endereço : Avenida Sérvulo Soalheiro,2420-B.Aeroporto.







Contato:Sensei Valdemar Pereira (31)99776-6488

terça-feira, 12 de junho de 2018

A Respiração


Estar bem preparado fisicamente é fundamental para qualquer praticante de artes marciais.
Para a aplicação correta de uma técnica é muito importante manter uma boa postura, uso correta da força, noção de distância, uma boa velocidade entre outros .
Mas além de todos esses fatores a respiração correta e o entendimento correto do ato de respirar durante a aplicação de uma técnica faz toda a diferença para o praticante.
         
 Respirar é uma função essencial para a nossa sobrevivência, nas artes marciais e modalidades de combates ela vem antes da estratégia ,da aplicação de qualquer técnica;respirar corretamente fará a diferença no treino e no combate.
No Karate o controle da respiração  e do ritmo dela  através da inspiração nasal e expiração bucal é  chamada de kokyu.
  A medida que o treino ou um combate  vai se desenvolvendo ,o cansaço começa a tomar conta ,o fôlego acaba mais rápido e até mesmo o raciocínio se torna mais lento.por isso respirar corretamente e de suma importância

Inspirar pelo nariz e expirar pela boca controlando o ritmo de forma suave e constante,mesmo que esteja utilizando de movimentos rápidos ,ou aplicando força em uma determinada técnica ou uma saída explosiva em uma tomada de esquiva ;o Karate é uma arte marcial que possui ataques em velocidade,fortes e explosivos além dos treinos de Kihon,Kata e Kumite      que exigem o maximo do praticante por isso respirar corretamente é muito importante.

Em nossa rotina de treino iniciamos uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto além  de uma sequencia de treinos que  força a nossa respiração para  assim observarmos as diferenças entre respirar de forma correta e incorreta .
Iniciamos com um trabalho de aquecimento mais intenso na intenção de causar a fadiga para que nas próximas etapas de treino nas praticas dos tradicionais Kihon, Kata(Forma) e Kumite(Combate)procurar fazer observações sobre o controle da respiração.

Durante a pratica do Kihon utilizando os fundamentos do KoKyu ,fizemos treinamento de Técnicas de soco,chutes e defesas de forma mais lenta procurando encaixar a respiração correta em cada processo da técnica.
Na pratica do Kata fizemos da mesma forma procurando aplicar o que foi entendido durante o kihon porem respeitando o tempo de execução do kata ,assim como a forma correta de aplicar a técnica bem como sua potência(Kime)


Nas praticas de Kumite antes de partir para  o combate propriamente dito fizemos os tradicionais treinos de Kihon-Ipon(treino combinado) também buscando aplicar corretamente a respiração e as técnicas de forma precisa .

Nakayama M.(pg17, 1978)Fala da importância de conhecer profundamente cada uma das técnicas por meio do treinamento correto e, ao mesmo tempo,dominar Maai(distancia),Kokyu(respiração),Tai-Sabaki(controle dos movimentos ) e assim por diante.



REFERENCIA:

Nakayama .M o melhor do Karate Vol.3 Pg17,84,132
sociedade Brasileira de Bugei
Associação Mariacaense de Karate-Do
www.expertboxing.com.br/tecnicas-do-boxe/tecnicas-de-respiracao-para-lutas

segunda-feira, 26 de março de 2018

Estudo do Combate



               Em nossa rotina de treinos seguindo a metodologia do Karate-Do buscamos colocar em pratica tudo o que é aprendido nas rotinas de Kihon(treinamento básico) e Kata(Formas), de maneira que possamos utilizar esse conhecimento no Kumite(Combate).
                 A postura,o controle da respiração,o uso correto da velocidade e da distancia são primordiais para o sucesso em combate.
                Mas para isso é necessário muito treino para que cada movimento aconteça de forma natural.

  ''Quando o oponente se aproximar,observe sua posição e ataque vigorosamente"
                                                                                                          Miyamoto Musashi.

             Como pode ser observado na citação acima o grande Samurai do passado Miyamoto Musashi já observava a importância do uso correto da distancia para que uma técnica seja eficiente.

             No Karate, as praticas constantes de treinamento de Jiyu-ippon (treinamento dois a dois) , eleva o nível do praticante e facilita para que ele possa utilizar  as técnicas de maneira mais rápida e eficiente em pratica numa situação de combate.





                                                Contole da Distancia(Maai) é fundamental 


                                    A postura(bases) devem ser levadas em consideração para uma aplicação de um técnica forte e eficiente.
                                  Entender o funcionamento de cada técnica e se atentar a cada detalhe faz toda a diferença



Estudo do Combate




Referencia:


Nakayama .M.(vol 3 -Kumite 1 -1972 pg17)

Yokoyama .A(Apostila de estudo -Maai- kenyu-kay 1995 pg1)








quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Treinos Diários

Na busca pelo aperfeiçoamento das técnicas ,onde o objetivo e a execução com o máximo de precisão e eficiência é preciso muito treino,dedicação constante e se atentar a cada detalhe.

Seguindo os fundamentos de ensino do Karatê-Do ,KIHON,KATA e KUMITE estamos seguindo uma rotina de treinos onde o objetivo e a aplicação correta da técnica seja ela um  Soco ou um Chute onde cada praticante vai tirar o máximo de eficiência possível de sua técnica,de maneira que este movimento ocorra de forma natural.

O objetivo é o entendimento correto do padrão de movimento da técnica desde seu ponto de partida até seu ponto de impacto (o alvo) aplicando a técnica com o devido KIME (Força)

Entender as possibilidades de movimentação do corpo voltados para a arte marcial é fundamental para tirar todo o potencial de uma técnica

As armas e técnicas de karatê  são as várias partes do corpo humano. Toda parte que possa ser eficaz na defesa ou ataque é usada. .O treinamento sistemático é a única maneira de desenvolver as armas que estarão preparadas para serem usadas a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer situação. É muito importante que o treinamento de cada parte do corpo seja constante e metódico. Apenas o treinamento intensivo não basta para transformar as partes do corpo em poderosas armas. (M.Nakayama 1977 ).




























Referencia:

O melhor do Karate vol 1(M.Nakayama )

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Início de ano é hora de planejamento.

Estamos no inicio de mais um ano,a expectativa das oportunidades que podem aparecer renovam as energias para  mais um ano de buscas em realizar os sonhos ,concretizar os objetivos e até mesmo iniciar um projeto.
Para o estudante de arte marcial seja ele profissional ou não ,funciona da mesma forma.
Avaliar o ano que passou e planejar seu cronograma desde o início do ano e fundamental para alcançar seja lá qual for sua meta,seja ganhar uma competição,perder peso,melhorar seu rendimento técnico em combate enfim.
O planejamento é fundamental .

 No meu caso estou traçando um programa de treino para trabalhar as valências:força,flexibilidade,velocidade,coordenação e resistência
Desta forma com o resultado alcançado vamos botar em prática o uso desses fatores as técnicas do Karatê nas suas três metodologias de treino :Kata,Kihon,Kumite.
                       
Planatov,Bulatova (2003)esclarecem que a preparação física é um dos aspectos primordiais no desenvolvimento das qualidades motoras.

Por isso é muito importante organização,traçar um objetivo,paciência e foco.
Desta forma os resultados serão alcançados

Feliz 2018 a todos que seja um ano de realizações. Oss

As referências para este texto estão no site
www.efdeportes.com