quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Bases Firmes Técnicas Eficientes


Nas artes marciais  um golpe forte ,uma defesa firme e precisa ou uma esquiva rápida, dependem muito da postura correta do praticante para que ele tenha o equilíbrio e a estabilidade necessária para que a técnica seja eficaz.

Neste ponto o treino das Bases ou o correto posicionamento da parte inferior do corpo no Karatê chamamos de Tachikata. É muito importante treinar e entender os funcionamento correto de cada postura pois;são elas que nos darão valências como Forço,equilíbrio,suavidade e Velocidade.

Treinar para ter uma base forte e estável e ter um controle total sobre a mobilidade é fundamental para qualquer lutador.

SEGUNDO NAKAYAMA :”Pés ,pernas,troncos e as mãos devem ser controlados individualmente,mas ao mesmo tempo trabalhar como uma unidade” .

Compreender o corpo é muito importante para que possa tirar proveito de todo o potencial que ele possui na hora do treino ou da luta.

Uma postura incorreta ira promover técnicas fracas e ineficazes pois esta postura incorreta ira utilizar músculos desnecessários para a ação impedindo que estes movimentos sejam por exemplo mais potentes ou explosivos.

NAKAYAMA TAMBEM DIZ QUE:”È importante também que os músculos necessários para executar uma técnica especifica responda totalmente,ao mesmo tempo que os que não trabalham devem permanecer relaxados.

Ter um conhecimento completo sobre a base que esta usando ,mesmo os praticantes iniciantes devem treinar de forma a desenvolver por completo a mobilidade sobra a suas bases,para isto no Karatê existem os treinos de Kihon e Kata.



Vídeo:Kanazawa Sensei explicando sobre as bases no Karatê.

As bases no Karatê possuem formas completamente diferentes umas das outras,para que seja mais fácil a identificação durante o treino e porque cada uma tem uma finalidade especial quando utilizadas nos treinos ou combates ,deve se ter muita atenção quanto ao formato de cada uma,distribuição de peso entre as pernas e posição do centro de gravidade.
Treinar para fortalecer as técnicas e deixá -las eficientes é muito importante mas as bases também precisam ser fortalecidas
Treinos específicos para fortalecer cada base é suas particularidades.
Treinar as particularidades faz toda a diferença no contexto geral.